AS IRMÃS DE MARIA MADALENA
Fui um bocadinho desconfiado, alguns blogs tinham-no referenciado como um filme comprometido socialmente e sem interesse. Na verdade o que queriam dizer era "comprometido LOGO sem interesse".
Afinal, não. Ou seja, este filme não apela ao estatuto de obra de arte mas ao de denúncia de uma realidade que nos passaria ao lado sem ele.É um murro no estômago ver o sofrimento daquelas mulheres aprisionadas no meio da hipocrisia religiosa. Eu, que já não andava lá muito contente com a Igreja Católica, fiquei com um pó a freiras... O mal que se tem feito e continua a fazer em nome de "valores" que não passam de formas de controlo é imenso. Não acredito que esteja vivo no dia em que as pessoas acordarem para as formas de manipulação a que são sujeitas todos os dias. Mas consola-me pensar que isso talvez aconteça um dia...
Quanto ao filme, dirão os mais puristas do cinema que enquanto objecto artístico que não acrescentou nada. Terão razão. Mas há filmes que é importante que continuem a ser feitos. Lembrar as mulheres aprisionadas em nome do pecado é como lembrar o Holocausto. É manter acesa a chama da lembrança, não por morbidez, mas para que se detectem os sinais da maldade, prematuramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário